Pages

quarta-feira, 23 de março de 2011

Pedro é a pedra e possui o comando do Céu?

Pedro é a pedra e possui o comando do Céu?

            Ore neste momento pedindo a Deus a sabedoria que provém dele pra que você possa desfrutar do entendimento da palavra de Deus, pois quantos não relatam sobre a dificuldade ou multiplicidade de interpretações das escrituras? Porém, a revelação de Deus nos escritos sagrados é única, os homens que interpretam mal, tomando, por exemplo, a passagem contida em Mt 16.13-19, que diz:

13. E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
14. E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
15. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
16. E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
17. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
18. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
19. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

Observa-se que Jesus pergunta aos discípulos quem o povo dizia ser o Filho do homem, ou seja, o Filho do Deus altíssimo (o Messias) e obtém como resposta que seria ele João Batista, ou Elias, outros Jeremias, ou qualquer dos profetas. Jesus volta a interrogá-los dizendo:
- E vós, quem dizeis que eu sou?
Creio que em meio a um lapso de segundo Simão Pedro responde:
Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

Observe que Pedro não responde a pergunta, mas afirma quem é Jesus Cristo. Conforme o versículo 17 lhe foi revelado pelo próprio Deus, talvez outrora ou naquele instante, contudo, não creio que Pedro o seguiria sem antes saber quem seria Jesus, mas não importa em que momento lhe foi revelado, importa que o próprio Deus o revelou.

Os dois versículos seguintes são a resposta para o título desse texto (Pedro é a pedra e possui o comando do Céu?), talvez você imagine que seja Pedro a pedra e que o mesmo edificou a igreja católica, ou ainda que ele tenha as chaves do Céu e, portanto comanda a entrada e a saída nele, como se convencionou no imaginário de muitos, mas vamos destrinchar essa passagem de maneira que você possa entendê-la claramente, por isso oremos pedindo a instrução do Espírito de Deus.
Lendo:
18. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

Observe que Jesus se dirige a Pedro dizendo quem é ele em um primeiro momento, ou seja, tu és Pedro, e logo após se refere a si mesmo a partir do que Pedro havia lhe respondido.
E vós, quem dizeis que eu sou?
E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

Evidenciando os fatos temos:
Pedro diz:
Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
Jesus responde:
Tu és Pedro, e sobre esta pedra (e sobre mim, o Cristo, o Filho do Deus vivo) edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

O próprio Pedro testifica que Jesus é a pedra em seu livro no capítulo 2, quando diz:
1 Pe 2. 3-7
1.      Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências,
2.      Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para a salvação,
3.      Se é que já tendes a experiência que o Senhor é bondoso;
4.      Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa.
5.      Também vos mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.
6.      Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; E quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.
7.      Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular.

Nesta passagem Pedro relata que os crentes (aqueles que acreditam e obedecem a Deus) são a casa espiritual edificada de Cristo, ou seja, que Cristo faz morada nos crentes. Perceba que no versículo 4 Pedro se refere a Jesus como sendo a pedra que vive, e quando se refere aos servos de Deus usa o termo, como pedras que vivem, ou seja, semelhantes a pedra que vive, pois devemos ser imitadores de Cristo sem antes procurar ser ele. Como Pedro era um servo de Deus ele sabia que deveria ser semelhante à pedra que vive, ou seja, imitador de Cristo, nesta condição somos edificados casa espiritual.

Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.
Palavras de Jesus em Filipenses 3. 17

No versículo 7 Pedro volta a falar de Cristo como sendo A pedra que os construtores rejeitaram, e de fato rejeitaram a Cristo e o crucificaram, mas este veio a ser a pedra angular.

“A pedra angular era uma pedra colocada para fundação de um lugar onde duas paredes seriam construídas juntas. Ela tinha uma importância particular para a estabilidade de toda a construção. A fundação da igreja é edificada por meio dos profetas e apóstolos, os quais permaneciam juntos pela principal pedra angular: Cristo (Ef 2.20).”
Bíblia de estudos Genebra pág. 1682, nota 2.6

Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular;
Efésios 2.20

            O próprio Pedro revela que Jesus é a pedra, pois é nele (Jesus) que sua igreja (a igreja de Cristo) – não a igreja que o homem mesura ser, mas aquela constituída dos seus servos, os que obedecem a ele, os que procuram a santidade – esta assentada, e nunca irá desmoronar pois está sobre a rocha firme e inabalável (Jesus) . Mas não terminamos ainda, esqueceu que ficou uma pergunta no ar? Pedro comanda o Céu?


19. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

A passagem não diz que Pedro possui comando sobre a entrada e saída nos céus, a palavra chave quer dizer autoridade, mas autoridade do reino dos céus e não no reino dos céus, autoridade esta que todos os servos de Deus possuem quando Jesus disse em Lucas 9.1:


Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas.
          
        O texto acima relata que a autoridade foi dada aos doze, mas os servos de Deus também são discípulos, pois cremos em Jesus, veja Jo 14.12:


Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

Os servos de Deus possuem autoridade do reino dos céus dada pelo próprio Deus, por isso o que ligamos na terra é ligado nos céus, e o que é ligado nos céus é ligado na terra. Esta autoridade dada a Pedro assim se fez porque ele era um servo do Deus vivo.

Que a paz do Senhor esteja convosco
Por Yure Emanuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário